Na realidade atual e na visão de Jean Piaget, proposta de ensino transforma-se em Proposta de Aprendizagem, pois nela a figura principal deixa de ser o professor que passa a ter o papel de facilitador do aprendizado; e, coloca a criança como centro do processo educacional.
O aluno deixa de ser apenas o receptor de conhecimento para, com o auxílio do professor, ir construindo seu aprendizado.
Piaget fortalece a ideia de que evoluímos através de estágios de aprendizagem que se iniciam com o nascimento e se desenvolvem durante toda vida.
O educando através de experiências com o seu meio físico e social estabelece conexões que possibilitam o domínio do conhecimento. E não apenas a memorização de fórmulas e regras de ensino.
Com a ajuda do professor, a criança forma o alicerce de seu desenvolvimento ao explorar os materiais didáticos oferecidos pela escola que estimulam à procura pelo novo, ao censo crítico e à criatividade.
A criança é incentivada, a partir de temas do cotidiano, a buscar meios para solucionar as situações levantadas em classe ou em atividades extraclasse. Então, com a participação do grupo, todos contribuindo livremente, o aluno descobre a satisfação de encontrar respostas para as questões propostas.
Este processo proporciona aos participantes uma experiência prazerosa de trabalho em equipe o que atualmente é considerado de suma importância no mundo empresarial.